19 de agosto de 2010

Programação: lógica ou linguagem?

Caros visitantes e amigos.
A muito tempo estou trabalhando nesse post sobre programação, mas nunca tenho tempo de terminá-lo, pois sempre acho que esta faltando uma opinião. Mas agora acho que já está bom.
No post vou tratar sobre um assunto que sempre me deixa pensativo, o que é mais importante para se programar:
Ter lógica de programação ou saber a sintaxe da linguagem que será utilizada?

Para dar mais base para essa discussão eu fiz essa pergunta para algumas pessoas que mexem com programação. Abaixo as respostas.
  


Diego Fantoche - Aluno de Sistemas de Informação (UFV-CRP)
Eu acho que lógica de programação. 
Pois a sintaxe é questão de estudo, vamos dizer, a lógica acho que vem de cada um, como se fosse um dom, uma habilidade.
Pode até dar pra estudar lógica, mas creio que é mais complicado aprender lógica do que sintaxe. Como já dizia meu professor: "sintaxe você olha no livro".

Frederico  O. C. Jr - RR Sistemas (Rio de Janeiro - RJ)
Lógica de programação.
Tendo lógica de programação a sintaxe é o de menos. É pegar uma apostila e ver como é.
Mas sem a lógica, não adianta pegar apostila que não vai sair nada.

Luiz Fernando - Patos Disel (Patos de Minas - MG)
Pra mim a Lógica de programação, pois se tendo noção de programação, de como estruturar um programa, a linguagem com pouco tempo de estudo já poderá começar a programar nessa nova linguagem.

Marcelídia Carvalho - AUTUS (Uberlândia - MG)
Se não tiver lógica não adianta muitas vezes saber a sintaxe, pois não saberá utilizá-la. Já a sintaxe da linguagem são muito similares em diversas aplicações. 

Nicolas de Sousa - Unimed Patos de Minas
Ter lógica. Porque, toda linguagem a primeira coisa que você pensa antes de programar é a lógica depois vem a sintaxe.

Rômulo Ferrari - RR Sistemas (Rio de Janeiro - RJ)
Lógica, mas conhecer a linguagem também é importante.

Após todas essas respostas, e conversando com outras pessoas ainda, concluí que a Lógica de Programação é o principio de tudo, pois sabendo como dispor e ordenar as informações, consultas e analises você pode fazer tudo. Você consegue entender o básico que o fonte está dizendo.
Depois da lógica do fonte, basta estudar a linguagem que seu sistema está usando.
Digo tudo isso de experiência própria também, pois sempre tive muita facilidade em ordenar minhas ideias e coloca-las em ordem de funcionamento, fazer a lógica da rotina. Porém a parte de linguagem sempre tinha que estudar.
  

Um comentário:

  1. Esse post sobre programação já está dando o que falar, discussões e explicações muito bacanas.
    Obrigado a todos que ajudaram.

    ResponderExcluir

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.