20 de março de 2009

Minha empresa não tem site. E daí?

As empresas que ainda não estão na Internet, com certeza estão se preparando para isso; Tenho certeza que vão entender essa afirmação ao final deste artigo.

Site institucional? Falar sobre a missão da empresa e sobre história da empresa? Chega disso!!! Isso era importante lá em 1997 quando fizeram na época a primeira página em português para um departamento da IBM no Brasil. Hoje muitas empresas se negam a fazer este tipo de serviço, pois atualmente o que todos esperam da Internet é resultado traduzido em: negócios.

Como consultor, é minha função instruir meu clientes sobre isso. Site institucional bonitinho não serve para negócios, serve apenas para o ego do dono da empresa e não para o seu cliente. Site institucional qualquer pessoa pode fazer, ta cheio de sobrinhos na Internet que sabem usar o Dreamweaver e fazem sites para agradar os tios, que não querem investir no novo e que acham que ter um domínio na Internet e um email personalizado com o nome da empresa, já estão fazendo até demais, e olha, ainda é muito comum ver empresas usarem emails gratuitos, ou de provedores. Ainda existem empresas que não investem cerca de R 100,00 ou menos por ano, para terem um domínio e email próprio na Internet.

Acho que já foi explicado o porque de não ter apenas um site institucional, mas o que fazer então?

O que toda empresa precisa para gerar negócios é ter uma "Presença OnLine", precisa ter hotsites específicos para seu objetivo e principalmente um canal de comunicação com seus clientes.

Segue alguns exemplos para sua empresa ter uma "Presença OnLine":

  • HotSite para produto ou serviço
  • Blog
  • Canal no YouTube
  • Comunidade no Orkut

E alguns exemplos para atender mais fácil seu cliente:

  • Atendimento OnLine
  • Twitter
  • MSN
  • SKype
  • Gtalk

Não ache que Orkut e MSN são usados apenas para brincadeira na Internet, você vai se surpreender quando começar a usá-los profissionalmente. Seu e-cliente, seu e-consumidor está interessado em seu produto ou serviço e não na sua empresa, ele procura uma solução para sua necessidade, então é isso que você deve apresentar para ele na Internet, e somente depois dele sentir que esta com a solução "na mão", aí sim, sua empresa, sua marca, sua história, irão ajudar a sacramentar o negócio.

O autor do artigo não é contra site institucional, mas acredita que fazer apenas por fazer não fará diferença nenhuma para sua empresa, o que você precisa é de uma estratégia online e não de apenas um site.

Artigo originalmente publicado em: www.Ecommerce.TV.br

System Ice comenta:

Esse artigo demonstra o quanto é grande a influência da tecnologia, internet, sobre as pessoas. E como se adaptar as novas tendências é importante. Hoje em dia site só com textos e imagens sobre a empresa é muito chato, para os visitantes, é preciso ter algo que chame a atenção, algumas animações. Se toda empresa criar seu site, visando o cliente e sua maior comodidade, o lucro e o crescimento estão garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.