A técnica, dizem os autores, permite aos usuários saberem se a imagem foi recomprimida e copiada de maneira não-autorizada.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge criaram uma nova técnica para produzir imagens JPEG com proteção contra reprodução não-autorizada. A técnica, dizem, permite aos usuários saberem se a imagem foi recomprimida e copiada.
A tecnologia foi descrita em um artigo escrito por Andrew Lewis e Markus Kuhn. O sistema é baseado em um método relativamente complexo para inserir mensagens longas dentro de uma imagem, que somente poderão ser vistas quando esta for copiada e re-comprimida em um nível diferente de qualidade. A idéia é ajudar a tornar claro que aquele JPEG não é o original.
Em um blog, os autores explicam a documentação e a técnica. Lewis disse que a idéia surgiu da observação das tecnologias utilizadas para proteção de cédulas de dinheiro e de outros documentos valiosos.
"Nosso algoritmo funciona adicionando um padrão de alta freqüência na imagem de modo a causar um erro de quantização na recompressão do JPEG escolhido. Enquanto a mensagem é invisível na imagem original, ela surge por saturação em uma cópia recomprimida ", escreveu Lewis.
A técnica poderia ser usada para ajudar os proprietários a fazer valer os seus direitos autorais sobre imagens que foram copiadas e utilizadas sem a devida autorização, dizem os autores.
Fonte: IDGNow!
System Ice comenta:
Essa técnica vai ser muito bem utilizada em fotos pessoais. Pois assim teremos uma pequena garantia de que ninguém vai usar nossas fotos indevidas. Porém ainda não é garantia de segurança 100%.
Vamos esperar o lançamento desse técnica para testarmos e avaliarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.