28 de agosto de 2009

Razão para não atualizar o Firefox: esconder p0rn

A Mozilla ainda enfrenta resistência de muitos usuários na migração do Firefox 2 para o Firefox 3. A empresa oferece a atualização para esses usuários "atrasados", mas muitos se recusam a fazê-la. Para tentar entender esse comportamento, é pedido o preenchimento de um formulário, onde o usuário pode explicar o porquê da resistência.

Através da análise desses dados, chegou-se a uma explicação inusitada: esses usuários não fazem a atualização por receio da awesome bar e do que ela pode revelar dos bookmarks salvos. Muita gente usa estruturas complexas de pastas para "esconder" links NSFW, principalmente sites pornográficos, e a possibilidade desses endereços virem a tona enquanto se digita o de outro site qualquer, graças à awesome bar, afugenta quem tem algo a esconder.

Nas palavras do pessoal da Mozilla:
"Em alguns casos, os usuários escondem intencionalmente esses bookmarks em hierarquias profundas de pastas, algo similar ao que fazem para ocultar um objeto físico. Ter alguma coisa da sua última sessão mostrada a quem quer que esteja usando seu PC, ou (o que é pior) para um grande número de pessoas a quem você está se apresentando, é de fato uma das coisas mais embaraçosas que o Firefox pode fazer por você."
De qualquer maneira, dá para manter o Firefox 3 sem esse inconveniente. Na última versão (3.5), aliás, não é preciso sequer hacks ou extensões para alterar o comportamento da awesome bar. O procedimento para eliminar bookmarks dali é o seguinte:
  • Menu Ferramentas, entre em Opções;
  • Vá à aba Privacidade;
  • Na parte inferior da janela, em Campo de endereço, selecione a opção Histórico.
  • OK.
Para fechar o pacote, use o modo InPrivate (menu Ferramentas, Iniciar navegação privativa, ou Control + Shift + P), e seja feliz com seu conteúdo educativo.

Via: Win Ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.