12 de junho de 2009

Fundamentos da ITIL no gerenciamento de TI

Este post é sobre o gerenciamento de TI dentro da disciplina de Tópicos Especiais III, chamada de Fundamentos em Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL V2., onde vou explicar o inicio que é Introdução ao Cenário.

Por muitos anos, algumas organizações puderam continuar seus negócios, ainda que tivessem pouco apoio da TI. Hoje a realidade é diferente: a Tecnologia da Informação um fator crítico de sucesso para a organização, e em até muitos casos acaba sendo seu diferencial competitivo no mercado. Existem determinados ramos de negócio que são quase impossíveis de serem imaginados hoje sem o apoio da TI, como por exemplo o sistema bancário. Seria impossível tentar controlar as contas dos clientes sem o apoio de um sistema de banco de dados. É difícil você encontrar hoje um ramo de negócio que não utilize serviços de TI em nenhum processo.Hoje para muitas empresas a TI se tornou um parceiro estratégico. Ela faz parte do negócio. Atualmente as decisões sobre os investimentos em TI são tratadas nas reuniões de planejamento estratégico pelo conselho administrativo da empresa - não é mais possível tratar a TI isoladamente. A TI deixou de ser tratada por técnicos e passou a ser incorporada na estratégia da empresa para alcançar seus objetivos. Pelo menos,deveria ser assim em organizações que enxergam a TI como essencial para o negócio.Com o aumento do peso de importância dentro da organização, a TI passou a ter vários desafios.

  • Alinhamento dos serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negócio

A TI precisa começar a entender de negócios para poder participar junto doplano estratégico da empresa. As decisões de investimentos de TI devem levarem conta os objetivos da organização a longo prazo. Os esforços nos investimentos em tecnologia devem ser orientados a trazer resultados para os negócios da organização. O plano de TI precisa refletir as metas do negócio.

  • Ambientes de TI cada vez mais complexos

O número de tecnologias e fornecedores aumentou, fazendo com que a vida do gerente de TI se complicasse mais ainda. Se no passado todos os sistemas de TI se reuniam em apenas um único mainframe, hoje há vários servidores, várias plataformas tecnológicas. Em muitas organizações a área de TI passou por terceirizações, preocupando-se em gerir contratos, entender as demandas dos clientes e usuários e manter o relacionamento com fornecedores. As organizações também expandiram seus negócios possuem unidades no Brasil e em diversos países, e para cada unidade a área de TI deve prover suporte.

  • Dependência da TI para o negócio

A dependência tão grande sobre os serviços de TI também fez com que a organização a desse maior atenção. Chegamos a um ponto em que se os serviços de TI pararem, todas as outras operações do negócio também param. Os serviços de TI devem buscar arranjos, fórmulas para manter sua disponibilidade máxima com o melhor custo, trazendo o menor prejuízo para o negócio em suas paradas.

  • Redução de custos e riscos

Devido à grande dependência da TI para o negócio e também aos altos investimentos feitos nos projetos, a administração tem buscado minimizar os custos através de uma melhor gestão por projetos, tratando também os riscos relacionados a novas mudanças. Além disto, a cada ano que passa os orçamentos estão cada vez mais apertados - é preciso buscar formas para reduzir custos.

  • Justificativa para retorno sobre os investimentos em TI

De alguma forma o investimento em TI precisa ser justificado. É preciso demonstrar o ROI (Retorno de Investimento), ou seja, o que a organização vai ganhar ao fazer determinado investimento em TI. O pessoal de TI têm tido muita dificuldade de fazer estas justificativas de ROI, justamente pelo fato de que a maioria do pessoal de TI é muito técnico e não entende nada do negócio.

  • Conformidade com leis e regulamentos

Instituições financeiras e empresas com ações em bolsas internacionais são agora obrigadas a cumprir regulamentos impostos pelo governo e outras entidades, como por exemplo a Lei Sarbanes-Oxley. A TI está totalmente relacionada ao cumprimento destas leis, buscando adequação dos seus sistemas e processos para atender aos requisitos impostos.

  • Manter a segurança sobre as informações

A necessidade por informação em qualquer lugar fez com que os sistemas e bancos dados fossem expostos à vulnerabilidade de ataques de hacker e vírus. A segurança é um ponto de grande relevância para os gestores de TI - a organização não pode correr o risco de perder suas informações, pois isto pode trazer prejuízos financeiros e até mesmo prejudicar a reputação da empresa no mercado.

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2 comentários:

  1. Por isso que sempre digo que estou no caminho certo com minha pós-graduação em Gestão da Segurança da Informação. A área de TI precisa, e muito, de profissionais voltados para a área de gestão de TI!

    []'s

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  2. Concordo plenamente contigo.
    Por isso quero fazer umas especializações, assim ganhar mais conhecimento e ter uma diferencial para o mercado de TI.
    Abraços

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