1 de junho de 2009

TestDisk - Recuperando arquivos deletados e/ou formatados

Bom dia caros leitores, a equipe SystemIce já passou dicas do que fazer antes de formatar sua máquina, como é o processo passo a passo de formatação, uma solução para backup dos tão falados e tão procurados drivers de hardware e agora um programa para recuperar os arquivos deletados ou formatados.
Quem nunca fez uma besteira quando vai formatar uma máquina ou deletar um arquivo. Fazendo pesquisas sobre programas que recuperavam arquivos deletados ou formatados me deparei com vários:
  • GetDataBack; (Pago)
  • Easy Recovery; (Pago)
  • MLost;
  • Recover 4 All Pro;
  • R-Studio;
  • TestDisk (Free)


Nesse post irei falar sobre o TestDisk que é um poderoso software livre para recuperação dos dados! Ele foi desenvolvido essencialmente para ajudar a recuperar partições perdidas e / ou não-fazer arrancar discos inicializáveis novamente quando estes sintomas são causados por software defeituoso, alguns tipos de vírus ou erro humano (tais como acidentalmente apagar uma Partição).

O TestDisk faz:
  • Corrigir a tabela de partições, recuperar partições apagadas;
  • Recuperar setores de arranque FAT32 da sua cópia;
  • Reconstruir setores de arranque FAT12/FAT16/FAT32;
  • Corrigir tabelas FAT;
  • Reconstruir setores de arranque NTFS;
  • Recuperar setores de arranque NTFS do seu backup;
  • Corrigir a MFT usando o espelho MFT;
  • Localizar o SuperBloco de backup ext2/ext3;
  • Restaurar arquivos de FAT, NTFS e arquivos ext2;
  • Cópia de arquivos apagados FAT, NTFS e ext2/ext3 partições;
  • Roda em diveros SO: Linux, Mac, Windows, entre outros.
TestDisk possui características para todos os tipos de analistas e técnicos de informática, os novatos e peritos. Para aqueles que sabem pouco ou nada sobre a recuperação dos dados técnicas, TestDisk pode ser usado para coletar informações detalhadas sobre uma não-unidade inicialização que pode ser enviado para um relatório para posterior análise. Aqueles mais familiarizados com tais procedimentos devem encontrar TestDisk uma ferramenta útil na realização de sua recuperação.
O único porém do software é que ele é feito no DOS e em inglês, por isso as vezes é meio confuso, porém a quantidade de arquivos recuperados e os modos de recuperação compensam essa desvantagem.

Utilização do Sistema:

O executável para relatório e análise é o "testdisk_win.exe" juntamente com o de recuperação "photorec_win.exe" que ficam dentro da pasta "Bin".

Primeira etapa de utilização do software e selecionar qual Disco você quer recuperar os arquivos.

Após selecionar o Disco, deverá escolher qual tipo de tabela de partição.

O software mostrará as Unidades lógicas ou não-lógicas que contém o Disco escolhido numa etapa anterior.

Você pode tentar recuperar vários tipos de arquivos, porém tem que se escolher dentre as opções dadas.
[ext2 / ext3] - Sistema de arquivos para Linux
[ other ] - Sistema de arquivos de outros SO's.

Opções para escolher se todos os espaços devem ser analisados:
[ Free ] - Digitalização de arquivos NTFS a partir de espaço não alocado
[ Whole ] - Extrair arquivos de toda partição

E por último basta escolher em qual diretório você quer salvar os arquivos recuperados.

Agora é esperar o software vasculhar o seu HD e gravar os arquivos recuperados.
Eu rodei em 2 máquinas na minha empresa, recuperou muitos arquivos e a maioria deles com seu integridade garantida.

Espero que seja útil para alguém em um momento de dificuldades.

Download Aqui

11 comentários:

  1. Pelo amor de Deus, me ajude por favor! Fui formatar meu pen drive e esqueci que tinha um backup do sistema. Eu formatei meu pen drive 2 ou 3 vezes, ai percebi que tinha perdido o bachup do sitema. Como eu faço pra recuperar, pois tenho centenas de arquivos súper importantes. Por favor me ajude, estou desesperado!

    ResponderExcluir
  2. nao entendi nada, meu computador foi formatado e perdi muitas fotos, preciso delas, me ajude por favor.
    me add no msn> ranah_oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu perdi todas as minhas fotos estol muito dezesperada mi ajuda por favor (nelciane-rodrigues@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Francisco

    Perdi arquivos importantíssimos, formataram o computador sem minha permissão, estou em pane total, meu Deus do céu... por favor me ajudem,o computador roda um sistema operacional linux, acho que o 3.0. qualquer coisa me mandem um e-mail: francissousanet@gmail.com.
    me ajudem gente por favor!!! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Francisco.

      No Linux podemos utilizar esse mesmo software, para isso basta selecionar qual o tipo de extensão que o seu HD está formatado.

      Caso ainda necessite de ajuda favor mandar email para contato@systemice.org

      Terei o maior prazer em lhe ajudar.
      Obrigado.

      Excluir
  5. Olá Júnio,

    Formatamos o micro e não fizemos o backup de todas as fotos. O programa é intuitivo e fácil de usar. Porém trouxe muitas fotos de sites que visitei. Mas as fotos pessoais mesmo vieram somente umas 3, o resto não apareceu.
    Teria outra forma de recuperá-las.
    Muito obrigado,

    Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano existe vários outros programas, porém a maioria deles são pagos.
      Get Data Back é um dos mais conhecidos.

      Excluir
  6. A minha historia é identica a do Junio nao consegui recuperar as fotos. teria outra forma?

    ResponderExcluir
  7. cara gostaria de ajuda meu pc foi formatado ja intalei o sistema operacional, ja tentei recuperar com o easeus mais nao deu certo gostaria de saber se concigo comeste programa apezar de ter sauvo vairias coizas do outro programa

    ResponderExcluir
  8. Eu sou o Rodrigo eu tbm formatei meu not e perdi tudo que era foto minhas vc pode me ajudar ,e eu tenho q salvar os arquivo tbm depois de daixar esse programa em cd esse e meu msn rss10silva@hotmail.com agradeco esperarei sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, esse programa é bem fácil de usar, recupera bastante coisas.
      O único problema dele é que ele recupera os arquivos e não traz o nome original do mesmo, e sim uma nomenclatura própria do software.

      Excluir

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.