11 de abril de 2009

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados

Hoje em dia nas empresas que trabalhamos, todas as informações geradas são armazenadas em um banco de dados. Mas é necessário algo que possa gerenciar, armazenar e disponibilizar essas informações e dados para os usuários de forma rápida, coerente e com a integridade garantida.
No meu TTC, eu escrevi sobre os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), então vou deixar aqui para vocês o meu artigo. Espero que seja útil em algum momento.

Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) são softwares que permitem a definição de estruturas de armazenamento dos dados e informações e que fornecem ferramentas e mecanismos para busca e manipulação dos mesmos. Atualmente existem muitos SGBD, entre os mais famosos, temos: Oracle, Microsoft SQL Server. IBM DB2, MySql (BANCO DE DADOS, 2008).
O objetivo principal de um SGBD é fornecer um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações e dados (QUEIROZ, 2007).
Existem algumas funções relevantes, quando se trata de um SGDB:

• Controle de redundância: informações devem possuir um mínimo de redundância visando estabelecer à veracidade das informações e dados;

• Integridade dos dados: o SGBD deve garantir a integridade dos dados, que estão armazenados no Banco de Dados, para que eles estejam sempre corretos e condizentes com os dados reais;

• Compartilhamento dos dados: as informações devem estar disponíveis para qualquer quantidade de usuários de forma clara e segurança;

• Controle de acesso: fazer o controle de todos os usuários que acessam o banco de dados, e determinar quais funções o usuário pode realizar com os dados;

• Cópias de segurança (backup) e recuperação: devem existir rotinas específicas para a realização do backup dos dados armazenados.

O fator de segurança é um dos mais importantes quando se trata de banco de dados, por isso o SGBD deve prever o controle de acesso às informações e garantir por meio de recursos internos que os dados sejam disponibilizados rapidamente e com todos os dados com sua integridade garantida (OLIVEIRA, 2002).

O SGBD como interface entre aplicações e a base de dados.

Como demonstrado na Figura 9, os SGBD têm um papel fundamental na interligação entre os aplicativos e o banco de dados para garantir todas as funções relacionadas a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.