4 de março de 2009

Matéria da Semana

Trocando Windows pelo Ubuntu

Netbooks, notebooks e computadores populares estão sendo vendidos aos montes com distribuições do Linux, o sistema operacional gratuito criado pelo finlandês Linus Torvalds. Foi usado o termo distribuição, pois uma característica do Linux é a existência de diversas versões do sistema, com uma série de diferenças e peculiaridades.
A primeira reação pessoas que compram computadores novos, que vem de fábrica com Linux, é automaticamente irem atrás de uma pessoa para instalar o Windows. Isso levando em considereção uma visão incorreta, de que o Linux é um sistema é difícil de usar e possui diversas incompatibilidades com aplicativos comuns no Windows.
Podemos dizer que o importante para as pessoas conhecerem outras opções de sistemas operacionais, e ter ciência de que é possível usá-los sem qualquer dificuldade ou perda de agilidade nas tarefas do dia-a-dia.
Nessa matéria que foi lançada no G1 Tecnologia, eles usaram a distribuição Ubuntu8.10.

Instalação
Após baixar o arquivo é preciso gravar um CD com ele. Caso não queira instalar em definitivo o Sistema em seu computador, é possível executá-lo a partir do CD.

Ao iniciar o computador com o CD do Ubuntu, a primeira coisa afazer é selecionar o idioma dos menus de instalação.O item Português-Brasil está presente no canto direito da tela, na seqüência, poderá escolher o tipo de instalação com que deseja prosseguir.
1-> Instalar em definitivo: Use a opção "Instalar o Ubuntu".
2-> Apenas testar o sistema: Use a opção "Testar o Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador".

Nesse artigo foi usado a opção Instalar o Ubuntu. Esta operação não irá remover o seu Windows do HD – desde que não seja removida a partição do Windows e que seja escolhido uma partição diferente do Windows.


Antes de copiar os arquivos necessários, é necessário executar algumas configurações básicas.

1-> Idioma do sistema operacional.
2-> Fuso horário.
3-> Configuração do teclado.
4-> Partição do HD (quando estiver usando um HD com diversas partições utilize a opção manual).
Atenção: a partição selecionada será formatada para abrigar os arquivos do Linux, por isso certifique-se que escolheu uma que esteja vazia. Todos os dados dentro dessa partição serão apagados, serão perdidos.

5-> Configurar os dados do usuário do sistema.
6-> O restante do processo é automatico e leva cerca de 10 minutos, então assim não se preocupe que o computador fará o restante.

Tela de login do Ubuntu, bem simples e intuitiva.

Existem mais algumas configurações necessárias para que o seu sistema funcione bem e com todos os recursos disponíveis, basta acessar o restante da matéria do G1 Tecnologia (não arrumarei tudo aqui por motivo de não copiar e não deixar extremamente extenso e cansativo o post).

Fonte: G1 Tecnologia

System Ice comenta:

Hoje em dia ainda é comum encontrar essa resistência de S.O, porém percebemos que as pessoas estão se abrindo para novas tecnologias e assim difundindo cada vez mais essas novas tendências.
O Linux é um S.O que está crescendo muito e cada vez mais melhorando, muitas das distribuições são parecidas com o Windows, no que diz respeito a interface e layout, com isso os usuários se familiarizam mais rapidamente e adotam o Linux, levando em consideração que ele é mais rápido, tem custo melhor e mais seguro.

Essa é a matéria da promoção. Vamos comentar e participar!!!

4 comentários:

  1. Quem faz parte da equipe concorre também ???? rsrsrsr, mas tirando a brincadeira, queria dizer que Linux hoje não está nada longe do windows, quando o quesito é facilidade de uso. Para uma pessoa iniciante é altamente recomendável o uso do linux, eu pelo menos desconheço aqueles erros loucos que dão no windows darem no linux. Além é claro da segurança né, de não haver pragas super ameaçadoras para o linux. Cara a net tá cheia de comunidades de linuxistas para ajudar à usuários iniciantes/intermediários e avançados. O Ubuntu é uma boa escolha, mas existem várias outras distro que destacam, FEDORA, RED HAT, SUSE, entre outras. Bela matéria. fuiiii

    ResponderExcluir
  2. O linux esta crescendo no mercado e naum eh de hj.... mas mtas pessoas as "leigas" qdo compram um computador que vem com linux ficam com receio de mexer por naum saber como usar e a logica eh a msm do windows. Mas as pessoas poderiam começar a usar mais o linux Ubuntu dentre outros....

    ResponderExcluir
  3. Opa eai galera vcs comentaram que o linux esta tornando o SO muito usado por usuarios domesticos mas estamos esquecendo que ele esta virando uma realidade em servidores por muitas empresas!!!!!!!! abrass

    ResponderExcluir
  4. Então Nicolas a matéria é sobre usuários domésticos, por isso dizer que o linux está cada vez mais parecido com o windows, por conta do ambiente gráfico que está cada vez mais intuitivo e parecido com o windows. E com ambientes gráfico o usuário não precisar ser um expert em linux para utilizar o pc. E para um usuário que nunca utilizou , por exemplo uma criança de 7,8 anos começar com linux acredito que não terá dificuldads maiores com a máquina. Agora sobre servidores, na minha humilde opnião é a melhor opção para as empresas, isso falando de forma geral. Obrigado pelo seu comentário, abraços.

    ResponderExcluir

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.