Com o preço dos gravadores de CD/DVD ficando cada vez mais acessível, é cada vez mais comum a confusão entre os tipos de gravadores e mídias existentes na hora de se optar por um modelo. Com base em meu conhecimento e em pesquisas realizadas na web, estarei passando a explicação das diferenças entre os principais padrões de mídias CD e DVD existentes no mercado hoje.
É sempre bom lembrar que um disco de CD ou DVD serve tanto para gravar filmes quanto para gravar dados (fazer backup do seu disco rígido, por exemplo).
Tipos de mídias de CD
No mercado, existem dois tipos distintos de CD's (mídias) com os quais é possível gravar dados e música: CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable). Com essas mídias temos a possibilidade de armazenamento de: 650 MB/74min ou 700 MB/80 min. Isso quer dizer que o CD tem 650 ou 700 MB de capacidade de armazenamento de dados e que se for usado para gravação de áudio, possui 74 ou 80 minutos de capacidade.
E o CD-R tem a velocidade de gravação de 1X a 16X, já o CD-RW tem velocidade de gravação diferente e maior do que a velocidade de regravação. E cada "X" da velocidade equivale a 150KB/s
Abaixo um detalhamento maior do tipos de mídias de CD.
O CD-R (Compact Disc Recordable) permite que dados sejam gravados num CD somente uma única vez, não sendo possível alterar ou apagar informações. Na sua criação é usado um tipo material que quando queimado pelo laser do gravador de CD sofre uma transformação que não permite mais alterá-lo, deixando a mídia como um CD-ROM comum. O CD-R é constituído de 5 camadas: superfície para proteção, laqueamento, camada reflexiva, camada de gravação e base plástica.
O CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable) permite gravar e regravar um CD, apagando e acrescentando dados novamente. Na sua criação é usado um material do tipo phase-change (mudança de fase), que consiste numa espécie de partícula que sofre ação do laser do gravador para armazenar dados e depois pode sofrer outra ação para voltar ao estado original e permitir que informações sejam gravadas novamente. O CD-RW possui 6 camadas e substitui as camadas reflexivas e de gravação por um material capaz de alterar sua forma através de aplicação de calor, permitindo a regravação dos dados. Sendo elas: superfície de proteção, laqueamento, camada dielétrica, camada de gravação, camada dielétrica e base plástica.
Tipos de mídias de DVD
Este tipo de mídia é equivalente ao CD-R, só que com 4,7 GB de capacidade, isto é, é um disco onde os dados podem ser gravados uma única vez. Existem dois tipos de mídia DVD-R: DVD-RA (autoria) e DVD-RG (uso geral). A mídia DVD-RA deve ser usada quando o disco de DVD será enviado a uma fábrica para a gravação de DVDs comerciais em escala industrial, necessitando de gravador DVD-RA. Para uso caseiro, a mídia e o gravador a serem usados é a de uso geral, DVD-RG. A maioria dos DVD players comerciais toca esta mídia sem problemas, então esta é uma opção para você usar na gravação em DVD de seus próprios filmes. Note porém que alguns players mais antigos não aceitam mídias DVD-R. Esta mídia também pode ser lida em unidades DVD-RAM e DVD+R.
O DVD+R é, como o DVD-R, um disco de 4,7 GB que pode ser usado para gravar filmes e assistir em DVD players comerciais. Apesar de ter a mesma função e a mesma capacidade, um disco DVD+R só pode ser gravado em gravadores DVD+R, enquanto que discos DVD-R só podem ser gravados em gravadores DVD-R. Existem no mercado gravadores que conseguem gravar os dois tipos de mídia, chamados gravadores DVD±R. Na prática, a diferença da mídia DVD-R para a DVD+R é o desempenho: discos DVD+R são lidos mais rapidamente do que discos DVD-R. Esta diferença só é sentida se você usar o disco DVD para gravar arquivos comuns, isto é, usar como uma mídia de backup, já que para assistir filmes o desempenho é o mesmo.
É a versão do DVD-R que permite ser regravado. Para usar este tipo de mídia você precisará comprar um gravador DVD-RW. Os gravadores DVD-RW normalmente gravam também mídias DVD-R, CD-R e CD-RW. Da mesma forma que ocorre com o DVD-R, os discos DVD-RW podem ser tocados em DVD players comerciais mais novos sem problemas. Aparelhos comerciais mais antigos podem não reconhecer a mídia, recusando-se a tocar o disco. Para tocar um disco DVD-RW, players comerciais necessitam que o disco esteja finalizado. Após o disco estar finalizado, você só pode gravar novos dados nele reformatando o disco, o que faz com que todos os dados gravados sejam perdidos.
É a versão regravável do DVD+R e tudo o que foi dito sobre o DVD+R é válido para o DVD+RW. Somente os DVDs players mais novos conseguem tocar discos com filmes gravados neste formato. Existem gravadores no mercado capazes de gravar tanto discos DVD-RW quanto DVD+RW. Estes gravadores são chamados DVD±RW. Da mesma forma que o DVD-RW, o disco precisa estar finalizado para tocar em DVD players comerciais, sendo que para gravar novos dados no disco após ele estar finalizado é necessário reformatá-lo, o que faz com que todos os dados sejam apagados. Gravadores DVD+RW normalmente são capazes de ler discos DVD-RW (mas não de gravá-los) e vice-versa.
Um DVD que tenha Dual Layer (também conhecido como DVD-9) é capaz de armazenar 8,5 Gb de dados por padrão. Isso é possível graças à aplicação de duas camadas de dados em um único lado da mídia. Para isso, uma camada é feita de um material que dá efeito de "semi-transparência", permitindo que o laser do aparelho consiga acessar a segunda camada "atravessando" a primeira.
Ele pode conter a sigla: DVD+R DL.
E a tecnologia Double Layer? Há quem pense que mídias Double Layer são aquelas que permitem gravação em ambos os lados do DVD. Porém, isso é um engano. Mídias assim são denominadas "double side" ou "face dupla".
Double Layer é, na verdade, equivalente ao padrão Dual Layer, com capacidade de 8.5Gb. O que acontece é que o primeiro tipo é a denominação padrão do DVD-R que possui tal tecnologia (também chamados de DVD-R DL). O segundo, por sua vez, é aplicado em mídias DVD+R. Para entender melhor a definição de DOUBLE LAYER, veja a explicação completa no artigo da
INFO WESTER, no tópico DVD Forum X DVD Alliance.
System Ice comenta:
Bom espero ter ajudado a entender melhor as diferenças entre as mídias existentes e que a partir de agora você faça a escolha certa, de acordo com sua necessidade e com seu gravador de CD/DVD.
Caso necessitem de mais alguma informação deixem um comentário que responderei com o maior prazer.
Parabéns... bem informativo! (Y)
ResponderExcluirhttp://www.neobux.com/?r=lauans
Gostei do Post!
ResponderExcluirConheça o agregador www.garimpoweb.com
Divulgue seus links!
Milhares de visitas diarias.