25 de março de 2010

Gmail ganha nova arma contra invasão de contas

Hoje, os usuários do Gmail ganharam mais uma arma contra ataques de pishing e malware. Em um post no seu blog, o Google anunciou que está adicionando uma nova funcionalidade que alerta usuários quando o serviço detecta uma "atividade suspeita" na conta.

Em outras palavras, o Gmail agora vai avisar os usuários quando detectar que eles estão acessando suas contas a partir de duas regiões geográficas diferentes em um espaço pequeno de tempo (cartões de crédito já têm essa prática).

A novidade utiliza o rastreador de IP que o Google lançou em julho de 2008, que permite que usuários vejam os últimos endereços de IP que acessaram suas contas. Ela não tem uma precisão excelente - nos EUA, por exemplo, apenas disponibiliza o estado -, mas deve ajudar os usuários a detectarem ataques de qualquer parte do país.

Antecipando-se ao fato de que muitas pessoas podem acessar a mesma conta do Gmail, o Google não vai impedir a entrada do usuário na sua conta: será mostrado um aviso e um lembrete para que o usuário mude sua senha.

De acordo com o post, a funcionalidade será usada no Google Apps, mas apenas depois de a empresa receber feedback dos clientes empresariais e educacionais.


Fonte: iMasters

System Ice comenta:
Essa nova ferramenta de segurança será muito bem aproveitada. Teremos um pouco mais de tranquilidade ao utilizarmos o Gmail, arquivos importantes e confidenciais poderam ser melhor guardados.
Agora é esperar para fazermos o teste dessa nova ferramenta e darmos nossa opinião, se ela veio para ficar ou simplesmente vai ser coisa de momento.
Eu espero que fique sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.