17 de fevereiro de 2010

Transmissão de 1 Gbps com luz infravermelha


Um estudante e um professor da Universidade da Pensilvânia criaram um sistema que transmite dados a 1 Gbps usando luz infravermelha. E eles acham que podem conseguir velocidades ainda mais altas. No mês passado, a Siemens conseguiu chegar a 500 Mbps usando LEDs, mas essa solução com infravermelho chega ao dobro da velocidade:

O sistema enviou dados de um ponto a outro de uma sala usando um raio de luz infravermelha que estava apontado para o teto. O reflexo foi captado por um sensor fotossensível modificado. A dupla afirma que suas pesquisas mostram que o sistema poderia suportar velocidades "bem maiores" que 1 Gbps.

Apesar de ainda haverem alguns obstáculos para que a transmissão óptica sem fio torne-se viável comercialmente, o professor que liderou o projeto acredita que, se essa tecnologia continuar a se desenvolver assim, poderá haver aplicações práticas para o sistema dentro de três anos.

Via: Gizmodo Brasil

System Ice comenta:

Se essa tecnologia for bem trabalhada e despontar para o mercado,vamos ter uma revolução na transmissão de dados, conexão USB e cabo de rede, ficaram obsoletos. Porém temos que tomar bastante cuidado, pois não sabemos qual o nível de segurança que essa transmissão infravermelho nos dará.
Mas imagine fazer backup de um servidor de arquivos com 500Gb, 8 minutos e tudo já está copiado. Podemos até sair mais cedo do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.