11 de fevereiro de 2009

BIGLINUX 5.0 será o sucessor do Kurumin?

Durante muito tempo o Kurumin foi a distribuição nacional mais querida e fácil de usar. Ocorre que com o fim do projeto de Carlos Morimoto, boa parte de simpatizantes e da equipe criaram um projeto paralelo chamado Kurumin NG, que arrebanhou parte dos seguidores do Kurumin original. Como o BR-Linux noticiou, novamente o projeto ficou estagnado e “morreu” por falta de atualização e suporte (inclusive a novos hardwares), desse modo como em toda evolução natural, o “bicho” morreu oficialmente.

Na minha opinião, a única distribuição que hoje apresenta o perfil arrojado e inovador que fez do Kurumin um sucesso é o BIGLINUX (http://biglinux.com.br), que em em uma descrição em linhas rápidas conta com excelente suporte a hardware e usuários, com um fórum sensacional, com uma equipe de desenvolvimento muito dedicada que tenta manter o BIG paripasso com o Ubuntu (no qual ele se baseia).

No primeiro semestre desse ano será lançado o BIG 5.0 batizado provisoriamente de “Orion”, que promete ser um marco na história das distribuições nacionais. Como nas versões passadas ele estará disponível “também” em arquivo .iso para ser baixado e gravado em LIVE-CD, ou seja, não é preciso fazer a instalação para experimentar o sistema, mas vale lembrar que o recomendado é fazer a instalação no HD para poder utilizar o máximo de potencial da máquina. Eu disse “também”, pois ainda há dúvidas se será masterizada um versão para DVD com mais programas e outras utilidades. A distribuição deve também oferecer uma versão “pague para ajudar no desenvolvimento”, por um valor módico.

Ele já vem com efeitos gráficos 3D lindíssimos, bastando apertar um botão para ativar / desativar, já vem com o WINE ajustado, permitindo rodar grande número de programas do Windows.

Deve contar ainda com o KDE 4.2 que está muito mais bonito, rápido e eficiente, e segundo teste fez com que usuários tradicionais do Windows tirassem o chapéu pra ele. Bom, diante de todos esses fatos, é claro que os usuários do big vão se multiplicar e muito, não tendo que pagar um único centavo por isso, mas lembrando que nada os impede de demonstrar sua gratidão e generosidade e fazer doações aos desenvolvedores do Projeto.

Bom aqui fica a minha dica para quem quer sair da ilegalidade, para quem quer migrar para um sistema operacional bom, leve e seguro, para quem já tentou outras distribuições do Linux mas achou que era muito complicado, enfim, fica a dica para quem tem necessidade de ser livre e explorar os limites de sua máquina.

Fonte: BR-Linux.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.