Hoje acontece em 65 países o "Dia da Internet Segura". A data foi criada pela Comissão Européia e visa à conscientização dos internautas em relação ao uso da internet de forma ética e segura.
O Brasil participa pela primeira vez do evento e terá atividades organizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo e da ONG SaferNet Brasil.
Estudos realizados em 2008 mostraram uma falta de conhecimento dos usuários com relação ao problemas de privacidade na web. Além disso, diversos casos ilustraram o que acontece quando pais e filhos não utilizam a rede de forma segura.
Uma das ameaças do meio é a perseguição ilegal a crianças e jovens online. Conhecida como cyberbullying, essa prática levou ao suicídio de uma adolescente de 13 anos, depois que a mãe de uma colega criou um perfil falso no MySpace e se passou por um adolescente que tentava atrair a jovem.
Casos como esse, mostram como os pais pode estar alheios à participação dos filhos em redes sociais. De acordo com um estudo da SaferNet Brasil, 84% dos brasileiros menores de 18 anos contam seu verdadeiro nome na internet, enquanto 66% dos pais acham que seus filhos o fazem.
Outro dado mostrou que mais de 50% dos jovens tiveram acesso a conteúdos impróprios na rede. Já 87% dos internautas menores de idade não possuem nenhum tipo de restrição de navegação em casa.
No Brasil, intervenções do Ministério Público e do Governo vêm tentando impedir o crescimento dos crimes na rede, com a investigação de 18.500 álbuns do Orkut suspeitos de prática de pedofilia.
Fonte: iMasters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O System Ice agradeçe o todos os usuários, leitores e visitantes que deixam seus comentários. Assim melhorando nosso blog cada vez mais.